Abertura

ALPES SUÍÇOS E LAGO LEMAN

Mesmo no verão os Alpes Suíços impressionam, saímos de Berna pela rodovia 12, passamos por Fribourg e em Bulle tomamos a rodovia 190 e começamos a subir os Alpes, a cada quilômetro a paisagem vai ficando mais verde e a temperatura mais amena, surgem as grandes montanhas e os abismos que parecem não ter fim. Depois de cerca de meia hora passamos por Château d'Oex e pegamos a rodovia 11, a paisagem é deslumbrante.

Mais alguns minutos pela sinuosa estrada, passando por pequenas e encantadoras vilas, para avistar a comuna de L’Etivaz, mundialmente famosa por seus deliciosos queijos, fabricados em grandes tachos de cobre e armazenados em enormes depósitos subterrâneos que podem ser vistos pelos turistas que visitarem sua cooperativa de produtores.

A paisagem de L’Etivaz no verão é de um verde sem fim, as pastagens são tão bem cuidadas que parecem um imenso gramado, mas pela temperatura da vila no verão pode-se imaginar como lá deve ser frio no inverno, embora eu reconheça que sou friorento devo dizer que não fiquei um só minuto naquelas montanhas sem um casaco.

O Hotel du Chamois, em que nos hospedamos em L’etivaz, é um prédio antigo, todo construído em madeira, exceto algumas partes do primeiro pavimento, foi construído em 1888 e nestes últimos cento e vinte anos sofreu diversas reformas que adaptaram o hotel aos requisitos atuais para que seus hospedes desfrutem de todo conforto e segurança.

Após dois dias maravilhosos em L’Etivaz, no qual visitamos diversas atrações como a cooperativa de produtores de queijo, tomamos novamente a rodovia 11 com destino a Aigle, agora descendo os Alpes. Aigle é produtora de vinhos e as plantações de uva tomam conta das planícies e das encostas das montanhas, uma paisagem bonita e agradável. A principal atração de Aigle é o Castelo de Aigle, construído no século XII para abrigar a família Sabóia.

O Castelo de Aigle hoje hospeda o Museu da Vinha e do Vinho, que apresenta um impressionante acervo de equipamentos usados desde o século XII para produzir e armazenar vinho, em um de seus salões foi instalado o Museu Internacional do Rótulo, que apresenta rótulos de garrafas de vinho provenientes de diversas épocas e de vários países.

Saímos da encantadora Aigle para chegarmos em Montreux, linda cidade às margens do Lago Leman (ou Lago Genebra), onde estava se realizando seu famoso Festival Internacional de Jazz. Montreux possui diversos atrativos, mas o mais interessante é o Castelo de Chillon, um castelo medieval que foi perfeitamente preservado como era na idade média, inclusive com seus móveis, pinturas, armas e armaduras.

Passamos uma tarde conhecendo o castelo, que é o monumento mais visitado da Suíça, de seus porões às suas torres, e ficamos encantados com esta aula preciosa de história. Os primeiros registros sobre o castelo datam do ano de 1.150, quando ele era ocupado pela família Sabóia, que com o castelo dominava esta estratégica passagem entre o norte e o sul da Europa e o acesso à cidade de Montreux.

Despedimo-nos de Montreux e fomos para Lausanne, margeando o Lago Leman pela rodovia E-62. No caminho passamos pela simpática cidade de Vevey, onde viveu Charles Chaplin. Lausanne foi fundada pelos romanos no século XV e é a capital do Cantão de Vaud, que inclui as cidades de L’Etivaz, Aigle e Montreux, pelas quais passamos.

A Cidade Alta (Haute Ville) é a parte mais antiga da cidade e ali tem-se a impressão de que o tempo parou desde a Idade Média. A forma mais interessante de se atingir a Cidade Alta é através de uma série de pitorescas escadarias que terminam nas portas da Catedral de Notre Dame de Lausanne, linda catedral construída no século XIII e que domina a cidade do alto de suas colinas.

No bairro de Ouchy encontra-se o Caminho dos Pescadores, um parque muito agradável nas margens do Lago Leman, onde ficam ancorados centenas de pequenas lanchas e veleiros, paisagem que se completa com uma grande quantidade de cisnes e patos que flutuam no lago, nas proximidades do sempre movimentado Porto de Ouchy.

Retornamos à rodovia E-62 com destino a Genebra, no caminho conhecemos as cidades de Mont sur Rolle e Nyon. Genebra é uma linda cidade com muitos atrativos para seus turistas, de imediato fomos conhecer a sede das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da Fifa, além dos famosos relógios de flores de Genebra, que é também a sede das principais fábricas de relógios suiços, ótimo para compras.

No dia seguinte fomos conhecer outros encantos de Genebra, como o famoso Jato de Água no Lago Leman, que é a fonte mais alta da Europa, e a Catedral de Saint Pierre. A cidade é emoldurada pelo magnífico Mont Blanc, a mais famosa montanha dos Alpes, e alguns de seus bairros encontram-se em território francês, por isto não saia do hotel sem seu passaporte, pois se passar por alguma fronteira ele poderá ser exigido, porque a Suíça não faz parte da Comunidade Econômica Européia, como a França e outros países.

Depois de três dias muito agradáveis em Genebra, onde ocorreu apenas um imprevisto com nosso hotel, que no primeiro dia fechou as portas mais cedo e não deixou um porteiro de plantão para nos receber, tomamos as rodovias A-40 e depois a A-42 com destino a Lyon, França. Uma viagem tão tranquila e feliz que ficará para sempre gravada em minha memória, na pasta denominada "melhores momentos".

Lupércio Mundim

Barra

ATENÇÃO:
As fotos apresentadas nesta página foram obtidas por Lupércio Mundim e tem seus direitos reservados, você poderá utilizá-las em seus trabalhos desde que declare o nome do autor (Lupércio Mundim) com um link para este site (http://www.cidadesvirtuais.net). Respeite os direitos autorais! Muito obrigado.

Clique nas imagens para ampliá-las!

Foto 01

Foto 11

Foto 12

Descrição das Fotos:

Foto 01 – Vila nos Alpes Suíços, na região de L’Etivaz.
Foto 02 – Hotel du Chamois, charmoso hotel familiar em L’Etivaz.
Foto 03 – Residência e produtora de queijos de L’Etivaz.
Foto 04 – Casa de montanha em L’Etivaz.
Foto 05 – Casas da vila de L’Etivaz, nos Alpes Suíços.
Foto 06 – Plantações de uva nas encostas da montanha em Aigle.
Foto 07 – Plantações de uva na planície em Aigle.
Foto 08 – O Lago Leman em Montreux, Suíça.
Foto 09 – Plantação de uva nas encostas da montanha em Montreux.
Foto 10 – O Castelo de Chillon e a auto-estrada em Montreux.
Foto 11 – O famoso Jato de Água do Lago Leman em Geneva.
Foto 12 – O Porto de Ouchy em Lausanne, com o instrumento que aponta a direção do vento.