Chioggia

Chioggia

          A cidade de Chioggia se localiza na Província de Veneza, Itália, e é dividida em duas partes, Chioggia e Sottomarina. Chioggia é a parte da cidade que se localiza em terra firme e Sottomarina (em alguns mapas consta como Chioggia Sottomarina) é uma espécie de ilha, formada pelo Mar Adriático, Lagoa de Veneza e Rio Brenta. Sottomarina também possui alguns canais de grande beleza poética, mas sua maior vantagem, além das belas praias e canais, é oferecer hospedagem com fácil acesso e a preços convidativos para quem quer visitar Veneza.

          Veneza é uma das cidades mais lindas e mágicas do planeta, mas o acesso à cidade é muito complexo, é preciso deixar o carro na parte seca (sem canais) da cidade e tomar um vaporetto (barco-ônibus) até o hotel em que vai se hospedar, além disto é preciso caminhar do ponto do vaporetto até o hotel, levando malas e sacolas por vielas estreitas e pontes repletas de pessoas a qualquer hora do dia. Por isto decidi me hospedar em Chioggia, a viagem entre Chioggia e Veneza (de ônibus ou de barco) dura apenas alguns minutos e não somos obrigados a ficar carregando nossas bagagens do carro até o hotel, além do mais o preço dos hotéis em Chioggia são muito melhores.

          Entramos em Chioggia pela Via Montalbano, que atravessa uma parte da Lagoa de Veneza em uma grande ponte e logo encontramos nosso hotel na Via Marco Polo, que fica a apenas três quarteirões de sua linda praia no Mar Adriático. Nos registramos no hotel, deixamos nossas bagagens no apartamento e saímos para um passeio na Lungomare Adriático, uma avenida à beira-mar, não muito extensa, que margeia a linda praia da cidade.

          No dia seguinte tomamos o barco para passarmos o dia em Veneza, um dia que não esquecerei jamais, afinal estava voltando a Veneza quarenta e um anos após minha primeira visita à cidade. Passeamos durante todo o dia, percorrendo suas vielas, pontes, igrejas e museus e no final da tarde voltamos a Chioggia cansados, mas muito felizes e carregando umas trezentas fotos que tiramos durante aquele magnífico passeio.

          No dia seguinte fomos descansar na praia, as praias na Europa são diferentes das nossas, lá os frequentadores geralmente têm a opção de ficar em uma área privativa, onde existem mesas, cadeiras e espreguiçadeiras e onde são atendidos por garçons, ou podem ficar em uma área livre, onde todo conforto deve ser levado de casa. Nós escolhemos a praia privativa porque não levamos sequer uma cadeirinha para sentar e se aqui no Brasil tivesse essa prática eu a escolheria, porque não precisaria me preocupar em levar cadeirinhas ou guarda-sóis para a praia.

          À tarde fizemos um passeio por toda a Sottomarina, inclusive pela Ilha Cartieri, onde ficam alguns prédios históricos muito interessantes, e fomos até o correio para enviar os postais que compramos nas duas belas cidades que visitamos, afinal no dia seguinte partiríamos de Chioggia com destino a Verona, pois nenhum poeta pode visitar a Itália e não passar pela Casa de Julieta Capuleti, personagem do famoso romance de William Shakespeare.

Lupércio Mundim


Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites