MARSELHA

          Ao entrar em Marselha, especialmente nas proximidades do Vieux Port (Velho Porto), tem-se a impressão de estar em uma cidade caótica, devido à confusão gerada pelo grande fluxo de pessoas e veículos, mas Marselha, a terceira maior cidade da França com mais de 1,3 milhões de habitantes, é uma cidade tranqüila e com muitos atrativos turísticos.

          Por falar em Vieux Port, é lá que deve começar qualquer passeio por Marselha, pois ao seu redor estão muitas de suas atrações, como o Velho Porto em si, a Catedral de Marselha, o Arco do Triunfo e a praia do Profeta. No porto existem lanchas que realizam passeios pelas Calanques de Marselha, é um passeio imperdível.

          As Calanques são enseadas cavadas nas rochas brancas de calcário e que apresentam uma transparência surpreendente, são águas de um azul muito bonito e perfeitas para banho e mergulho. Os barcos visitam de quatro a dez Calanques, recomendo o passeio mais extenso, é mais caro mas com certeza será ainda mais apreciado.

          Depois deste passeio pelo Velho Porto e arredores é hora de subir no ponto mais alto da cidade (162 metros) e conhecer a belíssima Basílica de Notre Dame de la Garde, uma impressionante catedral neo-bizantina construída entre 1853 e 1864 sobre as ruínas de uma capela do século XIII dedicada à mesma santa. O prédio é um misto de igreja e fortificação, com ponte levadiça e torres com seteiras.

          Os visitantes, além de conhecerem a bela catedral de mármore italiano, têm uma vista impressionante de toda Marselha, com vários pontos de observação ao redor do prédio. O melhor deste passeio é que o visitante pode ir de carro até o estacionamento na porta da igreja e nem conhecer sua enorme escadaria de pedra branca.

          Fundada pelos gregos há cerca de 2.600 anos e com forte influência de imigrantes napolitanos, que trouxeram seu prato típico, a pizza, Marselha é uma cidade cosmopolita com uma noite tão movimentada quanto a de Paris, porém mais democrática. Quem gosta da noite Marselhesa diz que qualquer pessoa pode freqüentar qualquer bar, restaurante, clube ou boite da cidade, sem problemas.

          A Festa dos Suds, que ocorre nas docas dos Suds no final de outubro (http://www.dock-des-suds.org/), é um festival de arte e música que reflete a rica herança multicultural da cidade. O Festival de Marselha (http://www.festivaldemarseille.com), que ocorre em julho, é uma mostra internacional de música, dança, teatro e cinema.


Lupércio Mundim



ATENÇÃO:
As fotos apresentadas nesta página foram tiradas por Lupércio Mundim e tem seus direitos reservados, você poderá utilizá-las em seus trabalhos desde que declare o nome do autor (Lupércio Mundim) com um link para este site (http://www.cidadesvirtuais.net). Respeite os direitos autorais! Muito obrigado.

Clique nas fotos para ampliá-las!

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10

Foto 11

Foto 12

DESCRIÇÃO DAS FOTOS:

Foto 01 – Vieux Port com o Forte São Nicolau e a Catedral de Marselha.
Foto 02 – Entrada do Vieux Port com as docas.
Foto 03 – Detalhe da Catedral de Marselha.
Foto 04 – O Vieux Port, seu mercado de peixes e centenas de barcos.
Foto 05 – Um grande veleiro ancorado no Vieux Port.
Foto 06 – Mar nas proximidades de Marselha.
Foto 07 – Escadaria da Catedral de Notre Dame de la Garde.
Foto 08 – O Vieux Port visto da Catedral de Notre Dame de la Garde.
Foto 09 – A cidade vista da Catedral de Notre Dame de la Garde.
Foto 10 – A cidade nas proximidades do Vieux Port.
Foto 11 – Detalhe do mar visto da Catedral de Notre Dame de la Garde.
Foto 12 – Nossa Senhora amparando Jesus, na Notre Dame de la Garde.



Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites