Orlando

Depois de cinco agitados dias entre Miami e Fort Lauderdale, passeando e fazendo compras, abastecemos o carro e nos preparamos para a segunda parte de nossa viagem, que seria uma excursão ao Kennedy Space Center da NASA (um enorme museu a céu aberto com exemplares de todos os projetos da NASA) e a Orlando, com seus incríveis hotéis e parques temáticos. Levantamos cedo e tomamos o Sunset Boulevard em direção à Interestadual 95, uma rodovia que corta os Estados Unidos de norte a sul, através de sua costa leste.

A primeira coisa que precisei fazer foi aprender a dirigir numa rodovia americana, temos que pegar a pista certa, pois a pista errada poderia nos conduzir para fora da Interestadual e precisamos ficar de olho no velocímetro, porque a polícia rodoviária americana é bem mais efetiva do que a nossa e um excesso de velocidade com certeza nos faria tomar uma multa. Depois de dirigir por vários minutos, passei a direção ao meu amigo, Rondon, que é mais jovem e, com certeza, dirige melhor do que eu.

Como naquela época o GPS ainda não havia se popularizado, eu fiquei encarregado de verificar o caminho no mapa e orientar o motorista, o que fiz pelo resto da viagem. Mas em minha cabeça o que estava gravado era o antigo Cabo Canaveral e não o novo Kennedy Space Center e eu orientei o Rondon uns vinte quilômetros para fora de nossa rota. Ainda bem que ele percebeu e retornou os vinte quilômetros que erramos de volta ao caminho correto.

Estávamos nos aproximando da NASA e vimos algo grande, de aparência arredondada, e pensamos que fosse uma caixa d'água muito grande, era o foguete Saturno V (em posição quase horizontal), que é realmente impressionante, com mais de cento e dez metros de altura, quando na posição vertical. Esta visita à NASA foi a realização de um sonho de criança, ver o Saturno V, a Apollo, o Módulo Lunar e entrar no Ônibus Espacial foi simplesmente incrível, uma manhã inesquecível para quem lançava pequenos foguetes tripulados por insetos desde os doze anos de idade.

Saímos da NASA e nos dirigimos a Orlando, a expectativa ficou ainda maior, porque eu finalmente iria visitar o Reino Mágico de Disney, outro sonho de criança, desde os sete anos de idade, quando não perdia um único exemplar das revistas do Pato Donald e do Mickey. Almoçamos em um Mac Donalds próximo ao cruzamento com a Interestadual 95 (não vimos nenhum restaurante neste caminho) e seguimos em direção a Orlando, com grande ansiedade.

Orlando é uma cidade linda, com largas avenidas e prédios modernos, cujas imagens são refletidas no Lago Eola, cujas águas azuis adornam a cidade. Além dos grandes hotéis e parques temáticos, Orlando é um ótimo centro de compras com lojas que oferecem de tudo por preços até menores que os de Miami. à noite entramos em uma loja para comprar um Walkman para meu filho e, na saída, perguntamos ao vendedor se havia um bom restaurante por perto, ele respondeu (sem saber que éramos brasileiros) que havia um ótimo restaurante brasileiro naquele centro comercial.

A indicação do Vittório's Restaurante foi sensacional, o restaurante é ótimo, estava lotado e poder voltar a falar português por alguns minutos foi melhor ainda! Fomos para nosso hotel, o Catalina Inn, agradecendo a Deus por aquele dia perfeito, durante o qual fizemos nossa viagem através da Flórida sem problemas, visitamos o Kennedy Space Center e conhecemos Orlando, encerrando o dia com chave de ouro em um excelente restaurante brasileiro.

Nosso último dia em Orlando foi dedicado a visitar o Walt Disney World Resort, tomamos a rodovia para este parque e em determinado momento deixamos a rodovia estadual e entramos na rodovia Disney-1, uma estrada com duas pistas de cada lado, com alguns quilômetros de extensão, que liga a rodovia estadual ao parque. Ao ver esta estrada eu já imaginei a grandiosidade do Disney World, que está localizado em uma área imensa, toda arborizada e bem cuidada.

A melhor forma de se visitar o Disney Word é se hospedar em um de seus resorts e dedicar um dia para cada um de seus parques, como o Epcot Center, o Magic Kingdom e o Animal Kingdom, mas nós só tinhamos um dia para visitar este imenso parque e, como queríamos conhecer Orlando, resolvemos nos hospedar na cidade. Em questão de quinze minutos cruzamos a distância entre o centro da cidade e o parque e entramos no estacionamento do Reino Mágico.

Como só tínhamos um dia, escolhemos visitar o Reino Mágico, que é o que melhor simboliza a obra de Walt Disney. Mesmo sendo adultos em um parque idealizado para crianças, nós adoramos o passeio, assim como as centenas de adultos que ali estavam naquele dia. Deixamos o carro no gigantesco estacionamento, tomamos um trenzinho até a estação do moderno trem elevado, cruzamos pelo alto uma grande área com alguns resorts e desembarcamos na estação principal do Reino Mágico, bem em frente à Main Street USA! Nós sonhávamos com isto desde criança.

Foi um dia simplesmente inesquecível, conhecemos cada recanto do Reino Mágico e, como não poderia deixar de ser, entramos em cada uma das atrações do parque e assistimos aos desfiles e representações teatrais. No final do dia, exaustos mas realizados, tomamos o carro em direção ao nosso apartamento em Fort Lauderdale, era a parte final de nossa viagem, mas nem ficamos tristes, porque aproveitamos cada segundo desta viagem incrível e inesquecível.