Pirenópolis


Pirenópolis, distante 120 km de Goiânia e 140 km de Brasília, é uma pequena e encantadora cidade colonial no Estado de Goiás, foi um dos primeiros municípios goianos, foi fundado em 1731 pelo português Manoel Rodrigues Tomás, com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte. Seu nome moderno, Pirenópolis (anteriormente Pyrenópolis) significa Cidade dos Pireneus, seu nome provém da Serra dos Pireneus, que circunda a cidade e lhe fornece a marioria de seus recursos turísticos, como as várias cachoeiras que atraem muitos turistas para aquela região.

A cidade é dotada de muitas pousadas agradáveis e de um hotel muito confortável, com piscina, quadras de esportes e parque. O trânsito é tranquilo praticamente o ano inteiro, exceto no carnaval e nas cavalhadas, festa típica que atrai grande número de turistas todos os anos. Este evento movimenta toda a cidade e é composto de um combate em que um grupo de cavaleiros representa os cristãos e outro os mouros. Apesar da batalha apresentar sempre o mesmo resultado elas nunca são iguais nem menos interessantes. Uma parte interessante das cavalhadas é o desfile de vários cavaleiros portando máscaras multicoloridas no formato de cabeças de boi.

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733. impressionou-me o centro histórico admiravelmente bem conservado, com todos os prédios em ótimo estado.

Pirenópolis atrai muitos turistas com seus recursos naturais e programas de aventura e ecoturismo, como o Santuário de Vida Silvestre Vaga Fogom que oferece opções de arvorismo, rapel, salto do primata e trilhas. O Circúito de Aventura e Ecoturismo oferece opções de tirolesa (vôo dos pireneus), rafting, mergulho e curcuito do salto corumbá. Se você está cansado da vida na cidade e quer adicionar muita aventura e contemplação da natureza em sua vida, Pirenópolis é sua melhor opção, faça uma pesquisa no Google e veja os contatos para comprar os pacotes turísticos.

Outro ponto forte da cidade na atração dos turistas é o artesanato, existem dezenas de lojas na cidade que vendem o artesanato local, que inclui jóias, pedras semi-preciosas, esculturas de barro e madeira e muito mais. A cidade tem a fama de ter o melhor artesanato da Região Centro-Oeste e as grandes lojas sempre cheias são uma prova disto. A culinária é outro forte de Pirinópolis, existem dezenas de bares, lanchonetes e restaurantes na cidade que servem desde o tradicional empadão goiano até os pratos mais requintados do cardápio internacional.

Cercada de morros e de privilegiada localização geográfica, estando aos pés da Serra dos Pireneus, Pirenópolis se destaca por manter uma natureza preservada. É o município goiano que mais Unidades de Conservação possui, são ao todo 8 UCs, entre Parque (Parque Estadual da Serra dos Pireneus), Monumento Natural (Monumento Natural Cidade de Pedra), Área de Preservação Ambiental (APA dos Pireneus) e 5 RPPNs - Reserva Particular do Patrimônio Natural (Fazenda Arruda, Reserva Ecológica Vargem Grande, Fazenda Vagafogo, Santuário Flor das Águas e Santuário Gabriel). O Cerrado é a vegetação predominante. Por possuir, em seu território diversas altitudes, O Pico dos Pireneus se encontra a 1385 m, é possível contemplarmos todas as diversas fito-fisionomias (formações vegetais) do Cerrado.


Lupércio Mundim

Dados: Wikipédia - a enciclopédia livre



ATENÇÃO:
As fotos apresentadas nesta página foram tiradas por Lupércio Mundim e tem seus direitos reservados, você poderá utilizá-las em seus trabalhos desde que declare o nome do autor (Lupércio Mundim) com um link para este site (http://www.cidadesvirtuais.net). Respeite os direitos autorais! Muito obrigado.

Fotos de Pirenópolis (Clique nas imagens para ampliá-las!)


Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites